quinta-feira, 1 de março de 2018

Preocupada com a situação dos imigrantes venezuelanos, CNBB realiza missão na fronteira Brasil-Venezuela

Comitiva da CNBB vai ao estado de Roraima conhecer a realidade dos migrantes venezuelanos
Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza em Pacaraima (RR) e Boa Vista (RR) a “Missão Fronteira Venezuela” entre os dias 28 de fevereiro a 4 de março de 2018. O objetivo é conhecer in locu a situação que envolve a imigração na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em especial verificar a ocorrência do tráfico humano e elaborar um documento de análise e proposição acerca das contribuições que a Igreja pode oferecer, em termos de incidência, assistência e denúncia. 
Entre as ações da missão, destacam-se a visita do grupo ao abrigo da Pintolândia, onde estão os imigrantes venezuelanos indígenas warao e panare, assim como ao abrigo Tancredo Neves, onde são acolhidos os imigrantes não indígenas. O grupo vai participar de uma reunião com a com a governadora de Roraima, Sueli Campos e uma audiência com a Superintendente da Polícia Federal, Dra. Rosilene Santiago.
Em sintonia com o bispo de Roraima, dom Mário Antônio Silva e o bispo de Santa Elena de Uiarén-Venezuela, dom Felipe González González, a missão conta com a participação do bispo da diocese de Balsas (MA) e presidente da CEPEETH, dom Enemésio Lazzaris, do bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre (RS) e membro da CEPEETH,  dom Adilson Pedro Busin,  o assessor da da CEPEETH frei Olavio Dotto e a secretária, irmã Claudina Scapini. Também fazem parte colaboradores nomeados pela CNBB, representantes da Comissão Justiça e Paz-Regional Norte 2 da CNBB, Setor Mobilidade Humana da CNBB, Comissão Pastoral da Terra(CPT), Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), Cáritas Brasileira, Rede Um Grito pela Vida da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Pastoral dos Migrantes (SPM), Pastoral do Menor, Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil).
A CEPEETH/CNBB – A Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano foi criada em outubro de 2016, pelo Conselho Permanente da CNBB, como forma de dar continuidade as atividades do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico Humano, criado em 2012. Essa comissão é composta por quatro bispos, um assessor, uma secretária e colaboradores.
A CEPEEPH tem como missão à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, ser presença viva e profética no enfrentamento ao tráfico humano, como violação da dignidade e da liberdade, defendendo a vida dos filhos e filhas de Deus. E como objetivo geral fortalecer a atuação de enfrentamento ao tráfico humano em suas múltiplas formas, e a atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade e de tráfico, contribuindo para transformar as estruturas e as práticas que alimentam a existência dessa chaga social.
Segundo dom Enemésio Lazzaris: “A Missão Fronteiras faz parte dos esforços da CEPEETH para compreender a situação que afeta aos irmãos e irmãs venezuelanos que chegaram à fronteira do Brasil, de forma a facilitar a elaboração de uma proposta para um maior envolvimento da Igreja frente à essa realidade. ”
www.miguelimigrante.blogspot.com
CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário