quinta-feira, 1 de março de 2018

Imigração de venezuelanos para Roraima foi debatida em audiência pela CDH

Resultado de imagem para Imigração de venezuelanos para Roraima foi debatida em audiência pela CDH
Os desafios dos governos estadual e municipais para atender os imigrantes venezuelanos que chegam todos os dias ao Brasil foram debatidos nesta terça-feira (27) em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Saúde e segurança são os principais problemas enfrentados pelos governos.
Milhares de imigrantes venezuelanos entraram no Brasil nas últimas semanas, e continuam entrando, principalmente por Pacaraima, em Roraima. O embaixador Tarcísio Costa, representante do Itamarati, observou que o fluxo migratório exige mais investimentos em infraestrutura, saúde, segurança e educação. E observou que compromissos internacionais do Brasil impedem que o país feche as fronteiras.
- Nós somos um povo formado por imigrantes. Conflitaria muito com a lógica da nossa formação uma atitude de repulsa, de expulsão, não apenas com a nossa tradição, mas com os nossos compromissos internacionais - explicou.
Ao contrapor opiniões de que o Brasil está em crise e os investimentos devem ser destinados aos brasileiros, a representante da Cruz Vermelha, Carolina Soares, disse que as pessoas precisam de ajuda.
- A principal missão da Cruz Vermelha é atenuar o sofrimento humano. A gente vê esse povo sofrendo, essas pessoas precisando de ajuda, e não importa se é brasileiro ou não.
Da mesma opinião, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Regina Souza (PT-PI), defendeu um olhar humanitário sobre a imigração de venezuelanos.
- Espero que o Brasil olhe para isso dessa forma: com os olhos dos direitos humanos. Espero que o Brasil não entre na aventura de olhar com o olhar político, por exemplo, que os Estados Unidos entram - declarou.
O senador Telmário Mota (PTB-RR), autor do requerimento da audiência pública, disse que o governo federal tem ajudado, mas, em sua avaliação, a situação exige mais ações e investimentos, especialmente em saúde e educação.
- É preciso que o governo federal tenha esse olhar humanitário com o estado mais pobre da federação. E com certa rapidez, porque o caso exige. Roraima grita por socorro em todos os aspectos - disse o senador.
Também participaram da audiência pública o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, e representantes do Ministério dos Direitos Humanos, da Federação Humanitária Internacional, do Conselho Nacional de Imigração, das Nações Unidas para Refugiados e do Ministério da Saúde.
 Agência Senado
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário