sábado, 18 de novembro de 2017

UFRGS abre processo seletivo especial para refugiados

O edital para ingresso de refugiados na UFRGS, com 32 vagas suplementares reservadas em 19 cursos de graduação, foi lançado nesta sexta-feira (17). As inscrições devem ser feitas de 4 a 12 de dezembro, por meio da abertura de um processo administrativo no Protocolo Geral da universidade (Avenida Paulo Gama, 110, Prédio Anexo I da Reitoria – Campus Centro), em Porto Alegre. Podem concorrer às vagas os candidatos que comprovem sua situação, documentação emitida pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) e que tiverem o Ensino Médio completo ou seu equivalente. A lista de papéis necessários pode ser consultada no edital.

Rochele Zandavalli / Divulgação UFRGS
O concurso contará com um ou mais critérios de seleção estabelecidos, como prova escrita e/ou prática, entrevista ou carta de intenções. O processo seletivo ocorrerá entre os dias 3 e 12 de janeiro de 2018.
Os aprovados iniciarão as atividades acadêmicas após a apresentação do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros - Celpe-Bras. Quem não tiver o certificado deverá ingressar no Programa de Português para Estrangeiros (PPE) e, depois de comprovar o domínio da língua portuguesa, em até dois semestres, frequentarão normalmente os cursos.
O objetivo do programa é oportunizar aos refugiados a retomada da trajetória acadêmica interrompida, estimulando uma maior integração com a sociedade brasileira e uma vida melhor no país, de acordo com o pró-reitor de Graduação Vladimir Pinheiro do Nascimento, que falou durante a cerimônia de assinatura do edital no Salão Nobre da Reitoria, na tarde desta sexta-feira (17).
Gauachazh
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário