quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Migração: Estratégias de superação do racismo e violência


cibai01

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a questão migratória, considerando a diversidade étnica racial e social, valorizando iniciativas da sociedade e políticas públicas para superação do racismo, discriminação e violência, o Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul promove o VI Seminário, com o tema: “Migração: Estratégias de superação do racismo e violência”, no dia 13 de novembro de 2017, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS).
A migração está cada vez mais presente nos debates públicos e exige, da parte de instituições do Estado e da Sociedade, um aprofundamento, apontando alternativas num processo permanente de mobilidade humana. “Na busca de melhores condições de vida os migrantes trazem consigo riquezas e desafios”, afirma o pesquisado Jurandir Zamberlam.
Segundo dados do Fórum Permanente de Mobilidade Humana/RS, o Brasil é um país com 207,6 milhões de habitantes, destes cerca de 4 milhões estão no exterior e acolhe 2,079 milhões de imigrantes. O Rio Grande do Sul com 11,3 milhões de gaúchos atualmente acolhe 108.861 imigrantes. Vivem no RS cerca de 20 mil haitianos, dominicanos, senegaleses, ganseses, indianos, filipinos, bengaleses afegãos, paquistaneses.
O migrante ao chegar num novo país se depara com os desafios da enculturação, acolhida do idioma, normas e costumes, discriminação, racismo e violência. Ainda de acordo com Zamberlam, “o fórum é um espaço para juntos superarmos a cultura do preconceito, do racismo e da xenofobia e reforçar a cultura do encontro”, explicou.
Serviço
VI Seminário: Migração: Estratégia de superação do racismo e violência
Dia: 13 de novembro 2017
Horário: 8h às 17h30min
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS – Praça da Matriz, 110 – 3° Andar – Porto Alegre
Mais informações: POMPEIA / CIBAI (51) 3226-8800
CNNB SUL 3
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário