sexta-feira, 21 de julho de 2017

Refúgio e populações refugiadas em perspectiva interdisciplinar


“O que é o refúgio? Quem são e onde estão os refugiados hoje? Quais as leis, normas, tratados que regulam seus direitos e deveres nos planos nacional, regional e internacional? Quais são os desafios de proteção e integração? Como respondem as organizações internacionais, nacionais, locais e os movimentos sociais às suas demandas? Como medo e trauma moldam e mobilizam a categoria do refugiado? Como pensar/ler/falar sobre e com o tema a partir de outros olhares e narrativas?”
Essas e outras perguntas serão discutidas na nova disciplina interdepartamental liderada pelo Instituto de Relações Internacionais e pelos Departamentos de Direito, Psicologia, Letras e Serviço Social. 
O curso contabilizará quatro créditos, sendo 30 horas de conteúdo teórico às sextas-feiras, das 9h às 11h, e 30 horas de conteúdo prático - com visitas institucionais e temáticas.
A disciplina faz parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sergio Vieira de Melo (CSVM) na PUC-Rio. A CSVM foi criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) a fim de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, e promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O projeto opera em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).
Alun@s interessad@s devem se matricular em um dos códigos abaixo, conforme procedimentos e calendário de matrícula da DAR/PUC:
•IRI 1775 – Tópicos especiais em Ris VI
•JUR 1930 – Tópicos especiais em Direito X
•PSI 1858 – Tópicos em Psicologia e Desenvolvimento III
•LET 1879 – Tópicos em Estudos da Literatura III
•SER1230 – Tópicos Especiais de Conteúdo Variável
Quem quiser aproveitar os créditos como eletiva dentro dos seus cursos de graduação, deve escolher o código referente ao seu departamento de origem. Para eletivas de fora, escolher os códigos de outros departamentos.
Professores responsáveis: Carolina Moulin e Roberto Yamato (IRI), Florian Hoffmann, Marcia Nina Bernardes e Bethania Assy (JUR), Ariane Paiva (SER), Monah Winograd e Maria Helena Zamora (PSI), Rosana Kohl Bines, Alexandre Montaury e Eneida Leal Cunha (LET).

 IRI-PUC RIO
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário