quinta-feira, 13 de julho de 2017

Primeira Feira Gastronômica dos Imigrantes em Florianópolis


A feira e organizada pela  Associação Cultural Cachola de Bernunça  um coletivo de artistas e pensadores sociais que pretende transformar a realidade em que estão inseridos. Através de processos de cocriação trabalham especificamente com o acesso à cultura e às artes, através do Cinepracinha e cursos de arte acessíveis; e com a integração social com imigrantes e refugiados. Este último tema tem sido trabalhado em encontros entre brasileiros e imigrantes e construído em conjunto. 

Senegal, Peru, Síria, Marrocos, Haiti e Itália estarão presentes na 1ª edição da Feira Gastronômica dos Imigrantes, que acontece no próximo domingo (17) na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O evento, que é gratuito, busca integrar socialmente diferentes culturas através da alimentação e da arte.

Nesta primeira edição, o público poderá conhecer mais a fundo a culinária e a música dos países participantes, como Senegal, Peru, Síria, Haiti, Marrocos e  Itália. Também há debates e rodas de conversa.

A culinária se relaciona a importância da cultura alimentar como memória e fator de propagação de um saber local. Sendo o alimento aquele que identifica uma localidade, uma cultura, um povo, dentro de um processo histórico cultural pode-se dizer muito sobre aqueles que vem migrar para o Brasil. 

O ato de alimentar-se “circunscreve acontecimentos e, embora conflitiva, uma refeição conjunta pode ser a melhor maneira de se colocar um ponto final nos desentendimentos, reforçando o sentimento coletivo e a integração social.” . Portanto, embora o prazer seja abstrato e individual, a gastronomia possui peculiaridades simbólicas e subjetivas que abrem o leque dos sentidos perceptíveis da pessoa, inclusive para o encontro com o outro, estreitando laços afetivos. 

Endreço : Praça Bento Silveira
Rua Henrique Veras do Nascimento S/n

Programaçao 

11h - Início da Feira Gastronômica
11h às 18h - Discotecagem e música ao vivo do mundo
19h - Cinepracinha e Ocupa Lagoa apresentam mostra de cinco curtas sobre refúgio e migração Migrantes: vidas em movimento, com curadoria de Sansara Buriti.
20h30 - Roda de conversa e debate
21h30 - Encerramento das atividades

Para mais informações, acesse a página do evento.

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário