sexta-feira, 12 de maio de 2017

Médicos Sem Fronteiras alertam para "crise humanitária" de migrações para México e Estados Unidos

Os movimentos migratórios procedentes de El Salvador, Guatemala e Honduras em direção ao México e aos Estados Unidos devem ser considerados "uma crise humanitária", alertou na quinta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A organização não-governamental pediu aos governos mexicano e norte-americano que ponham rapidamente em marcha medidas de proteção legal, como as relativas a pedidos de asilo e à concessão de vistos humanitários, entre outras, destinadas àqueles que fogem da violência naqueles três países do triângulo norte da América Central, de acordo com um relatório.
"Este fluxo migratório não tem apenas razões econômicas. Estamos a falar de uma crise humanitária mais ampla", referiu o documento, efetuado com base em inquéritos e dados de programas da MSF entre 2015 e 2016.
A organização indicou que a grande maioria dos migrantes vive "um quadro de violência contínuo", que começa no país de origem e se estende até ao México, onde não têm acesso a cuidados nem à possibilidade de beneficiar de medidas efetivas de proteção.
A MSF indicou que os migrantes e refugiados são vítimas em território mexicano de organizações criminosas, por vezes com o consentimento tácito ou cumplicidade das próprias autoridades.
"Eles são sujeitos à violência e a todo o tipo de abusos -- sequestro, roubo, extorsão, tortura, violação -- que, além do trauma imediato que causam, podem deixar graves sequelas", sublinhou.
Mais de dois terços (68,3%) dos entrevistados pela organização não-governamental afirmaram ter sido vítimas de abusos, durante o trajeto entre o México e os Estados Unidos, e quase um terço das mulheres disse ter sido alvo de agressões sexuais.
A MSF advertiu que os controlos migratórios, detenções e expulsões do México e Estados Unidos "ameaçam `empurrar` mais refugiados e migrantes para as redes de traficantes de seres humanos e de organizações criminosas",
Por isso, a organização pediu a revogação imediata dos reenvios sistemáticos de cidadãos oriundos do triângulo norte da América Central.
Rtp Noticias 

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário