terça-feira, 28 de março de 2017

Seminário debate refúgio em São Paulo

Um seminário internacional vai discutir refúgio, migração e deslocamentos na capital paulista a partir da próxima quinta-feira (30) até o sábado (1). Representantes do setor público, de entidades, acadêmicos, estudantes, jornalistas, juristas e diplomatas vão debater a questão e propor caminhos na área. A promoção é da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul- Países Árabes-África (Bibliaspa) em parceria com o Ministério de Relações Exteriores e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da Universidade de São Paulo (USP).

O seminário terá uma série de abordagens dentro do tema principal, como o acesso de refugiados a serviços públicos, a educação e o aprendizado de línguas por estas pessoas, a discriminação, os direitos dos refugiados, o aspecto psicológico do deslocamento e a inserção no novo país, a produção artística dos refugiados, as políticas internacionais, entre outros.

Será mostrado como diferentes países lidam com a questão dos refugiados e feita uma reflexão sobre a política externa brasileira, como o Brasil se posiciona frente ao tema. O organizador responsável, Paulo Farah, afirma que é importante abrir as portas aos refugiados quando a maioria dos países se fecham, mas, segundo ele, isso não basta, é preciso também dar uma integração real a eles, com pleno acesso à educação, saúde e suprimento de necessidades básicas.

A realização do seminário ocorre em função da atualidade do tema, além do momento que o mundo vive, com crescente xenofobia, intolerância religiosa e preconceito. “Um fenômeno mundial, mas que atinge o Brasil”, afirma o organizador Farah, que é diretor da Bibliaspa e do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP. De acordo com ele, esse é o momento de o Brasil se posicionar, manter sua postura de diálogo intercultural e afirmar sua total aversão à xenofobia, à discriminação racial, ao preconceito e à intolerância religiosa.

Do encontro resultará uma publicação. Ao final de cada dia haverá uma mesa dedicada a refletir sobre os debates do dia e pensar em desdobramentos e soluções para os problemas levantados. O organizador Farah pensa em formação de comitês e criação de uma plataforma permanente de pesquisa. De acordo com ele, participarão pessoas que têm poder de reflexão e de tomada de medidas. “É um seminário que também quer propor soluções para que o Brasil de fato receba bem migrantes e refugiados”, afirmou à ANBA.

Entre os palestrantes estarão a professora de Direito da USP, Cynthia Carneiro, o defensor e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública Estadual, Davi Quintanilha Failde de Azevedo, o secretário estadual de Educação de São Paulo, José Renato Nalini, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, o especialista argelino com doutorado em Estudos Migratórios, Chafik Ketala, o pesquisador sobre migração e refúgio no contexto europeu e região do Oriente Médio e Norte da África, Stylianos Kostas, o refugiado sírio Salim Khrezati, a especialista francesa em migração e refúgio, Sylvie Debs, entre outros.

O seminário ocorre no Auditório Principal da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O local tem capacidade para 500 pessoas. A participação no encontro é gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia. Na abertura solene, no dia 30, das 18h30 às 20h30, haverá apresentação de coral, recitação de poesia e show de música por refugiados. Também integram a iniciativa exposição de obras de arte de Cassiano Araújo e Jamal Zeiter e de fotografias feitas por refugiados que estudam na Bibliaspa, além de exposição sobre o Programa para Refugiados da Bibliaspa.

Serviço:
Seminário Internacional sobre Migrações, Refúgios e Deslocamentos
Dias 30 e 31 de março e 01 de abril de 2017
Auditório Principal da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Aberto ao Público – inscrições gratuitas mediante inscrição prévia
Mais informações: https://bibliaspa.org/
Inscrições: https://goo.gl/7mjWks
Isaura Daniel
Agencia de Noticias Brasil-Arabe

www.miguelimigrante.blogspot.com


    Isaura Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário