quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Atraindo cada vez mais brasileiros, Canadá se firma como destino global de imigrantes

Num momento em que várias nações endurecem o controle migratório, o Canadá se firma como uma alternativa para brasileiros que buscam emigrar - e há sinais de que a procura pelo país poderá se intensificar após a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
Consultores especializados em imigração relatam um aumento no interesse pelo Canadá desde a eleição do americano, enquanto aspirantes a migrantes se dizem atraídos por suas políticas para atrair profissionais estrangeiros e possibilidades de regularização.
Mesmo antes da vitória de Trump, a migração brasileira para o Canadá já estava em alta. Segundo a agência canadense de imigração, refúgio e cidadania (CIC), 92,4 mil brasileiros pediram permissão para residir temporariamente no Canadá entre janeiro e setembro de 2016, e quase 90% das solicitações foram aprovadas.
O número é 10% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior e sobe pelo terceiro ano seguido.
Nos últimos seis anos, brasileiros fizeram 549,5 mil pedidos de residência temporária no Canadá. Hoje brasileiros são a quarta nacionalidade que mais solicitam essa permissão, atrás de chineses, indianos e mexicanos.
Os pedidos de residência temporária de todas as nacionalidades somaram 2 milhões entre janeiro e setembro de 2016, alta de 13% em relação ao mesmo período de 2015 e sinal de que o Canadá se consolida como um destino global de imigrantes.
Os dados englobam pedidos de vistos de estudante, permissão de trabalho e de residência temporária, solicitados por muitos como um primeiro passo no processo de mudança definitiva. O processo, porém, pode se arrastar por vários anos e não há garantias de sucesso, o que pode forçar os requerentes a ficar renovando a permissão temporária, permanecer no país ilegalmente ou voltar ao país de origem.

Cautela com os EUA

Natural de Governador Valadares (MG), terra natal de dezenas de milhares de brasileiros que moram nos Estados Unidos, o estudante de arquitetura Fernando Henrique Rodrigues diz ter a impressão de que hoje é mais fácil migrar para o Canadá do que para os Estados Unidos.
Ele diz ter parentes que moram nos Estados Unidos e lhe aconselharam a não se mudar para o país até que se conheçam os efeitos das novas políticas anunciadas por Trump.
Fernando e GabrielaDireito de imagemARQUIVO PESSOAL
Image captionEstudante de arquitetura Fernando Henrique Rodrigues acredita que hoje em dia será mais fácil migrar para o Canadá do que para os EUA
Na primeira semana como presidente, o americano ordenou a construção de um muro na fronteira com o México e a suspensão de verbas federais a cidades e Estados que se recusem a cooperar com a deportação de imigrantes. Trump também impôs restrições à entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana e proibiu a recepção de refugiados sírios.
As ações contrastam com a postura do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que abriu as portas do país a cerca de 40 mil refugiados sírios desde que assumiu o cargo, no fim de 2015. No mesmo período, os Estados Unidos acolheram por volta de 13 mil sírios.
Após os anúncios de Trump e em clara resposta ao americano, Trudeau escreveu no Twitter que o Canadá daria as boas vindas "aos que fogem da perseguição, terror e guerra", e que os refugiados seriam acolhidos "independentemente de sua fé".

Visto de estudante

Rodrigues, de 22 anos, pretende pedir um visto de estudante para terminar a graduação no Canadá, o que aumentaria as chances de conseguir uma permissão de residência. Ele planeja migrar com a esposa, Gabriela, que cursa fisioterapia.
Mudar-se para o Canadá com um visto de estudante é um caminho usado por muitos brasileiros para se regularizar no país, diz Alexandre Luis Pedrosa, que fundou a agência Infovistos para assessorar aspirantes a migrantes.
Segundo Pedrosa, após a vitória de Trump houve um aumento de mais de 50% nas consultas sobre formas de se mudar para o Canadá, enquanto as demandas sobre os EUA quase desapareceram.
Donald TrumpDireito de imagemREUTERS
Image captionIncertezas na política migratória dos EUA podem levar brasileiros a outro alvo: o Canadá
Ele diz que há dois caminhos principais usados por brasileiros que migraram para o Canadá - e que, segundo estimativa do Itamaraty, somam hoje cerca de 36,6 mil pessoas (o número não leva em conta residentes temporários que pleiteiam o status definitivo).
O primeiro é se cadastrar no programa federal de seleção de imigrantes, que avalia os requerentes por um sistema de pontos. Duas vezes por mês, os melhores colocados da lista são convidados a se mudar para o país como residentes.
As 10 províncias canadenses também mantêm sistemas próprios de seleção, que visam suprir as necessidades locais de mão de obra.
Pedrosa afirma que é dada preferência a profissionais altamente qualificados, que dominem inglês ou francês (as línguas oficiais canadenses) e que já tenham ofertas de emprego no país.
  • Para os demais, que são a maioria, a alternativa mais comum é pedir um visto de estudante para realizar algum curso de pós-graduação. Os estudantes podem trabalhar meio período e, ao concluir o curso, ganham pontos para solicitar a residência definitiva. Os cônjuges dos estudantes também podem trabalhar durante a temporada.
Ainda assim, o governo canadense costuma exigir que as famílias comprovem ter recursos para custear os estudos e a permanência, o que acaba filtrando os pedidos e favorecendo quem tem mais dinheiro. Segundo a assessora Maria João Guimarães, os gastos de um casal com estudos e despesas do dia a dia giram em torno de 45 mil dólares canadenses ao ano, ou cerca de R$ 107 mil.
Guimarães, que desde 1994 assessora brasileiros que desejam migrar para o Canadá, afirma que seus serviços vêm sendo bastante requisitados desde a reeleição de Dilma Rousseff, no fim de 2014, e o agravamento da crise econômica no Brasil.
Justin TrudeauDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPrimeiro-ministro canadense Justin Trudeau já afirmou que país está aberto para receber imigrantes
Ela afirma que muitas pessoas que a procuram não têm o sonho de migrar para o Canadá, mas optam pelo país porque outras nações - como os EUA - adotam políticas migratórias ainda mais restritivas.
"Muitos são pessoas que perderam o emprego no Brasil e estão meio perdidas. Por ser um país seguro e de primeiro mundo, o Canadá é visto como uma aposta menos arriscada", diz Guimarães.
A assessora diz que entre os brasileiros que buscam o Canadá também há migrantes que viviam nos Estados Unidos, voltaram ao Brasil e não conseguiram retornar aos EUA por terem ficado irregulares ou terem tido problemas com a Justiça americana.
Esses, segundo ela, optam pelo Canadá por considerá-lo um país culturalmente parecido com os EUA e onde podem levar um estilo de vida semelhante ao que tinham na nação vizinha.
Ela afirma, no entanto, que o governo canadende é rigoroso ao analisar os pedidos de residência, e que brasileiros com menos escolaridade devem buscar regiões menos badaladas para terem alguma chance.
Antes, diz Guimarães, brasileiros só queriam migrar para Montreal, Québec, Toronto e Ottawa, as maiores cidades canadenses.
Hoje, ela diz que vários buscam London, Edmonton e Winnipeg, que são menos disputadas mas têm invernos muito rigorosos (as duas últimas costumam ficar cobertas de neve por mais de quatro meses ao ano e registrar temperaturas de até 40 graus negativos).

Saúde gratuita e qualidade de vida

Em alguns casos, os aspirantes a migrantes planejam a mudança para o Canadá com anos de antecedência. Aluno de engenharia civil na Universidade Federal do Ceará, Moisés Gomes de Holanda, 22 anos, já começou os preparativos para se mudar para o Canadá daqui a cinco anos, após se graduar e concluir um mestrado.
MoisesDireito de imagemARQUIVO PESSOAL
Image captionMoisés Gomes de Holanda acredita que o Canadá oferece melhores serviços públicos que os EUA
Holanda, que morou em Washington como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, diz que também considerou migrar para os EUA, mas se decidiu pelo Canadá por acreditar que o país oferece melhores serviços públicos, como acesso gratuito à saúde.
"Quem considera a falta de qualidade de vida e a insegurança econômica do Brasil busca a oportunidade de ir a outros países. Dentre eles, o Canadá é hoje a melhor opção", afirma.
El Pais
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário