quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Migrações, terrorismo e euro discutidos por países do sul da Europa

As migrações, o combate ao terrorismo e o futuro do euro serão temas em debate na cimeira de países do sul da Europa, que decorre em Lisboa no dia 28 de Janeiro, disse à Lusa a secretária de Estado dos Assuntos Europeus. No encontro informal são esperados chefes de Estado e de Governo de Espanha, Chipre, França, Grécia, Itália e Malta.
“Os temas discutidos serão sobretudo ligados com as migrações, a luta contra o terrorismo, o papel das cidades e das metrópoles urbanas e a importância que tem agir politicamente nessas metrópoles urbanas nesse contexto, designadamente no desenvolvimento econômico e social destas regiões, e também propostas concretas no que diz respeito ao futuro do euro”, adiantou à Lusa a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, que esta segunda-feira recebeu, em Lisboa, o seu homólogo espanhol, Jorge Toledo.
Sobre a moeda única, Lisboa organiza, no dia 24, um encontro com 40 especialistas e líderes políticos europeus para “encontrar consensos, estratégias comuns”, que depois serão colocadas na cimeira informal de dia 28. Em concreto, o primeiro-ministro português, António Costa, deverá reiterar a proposta portuguesa de lançamento de um programa socioeconômico de escala europeia, centrado na reabilitação física, econômica e social dos territórios urbanos e periurbanos mais críticos.
A cimeira pretende debater a implementação do roteiro de Bratislava e as próximas etapas deste processo até à cimeira de Roma, que celebrará o 60º aniversário da assinatura do Tratado de Roma. Segundo o secretário de Estado para a União Europeia espanhol, o chefe do Governo, Mariano Rajoy, estará presente no encontro. “Vamos preparar juntos a cimeira informal de Malta [em fevereiro], que preparará a cimeira de Roma [em março], em que queremos dar um impulso conjunto ao projeto europeu, que atravessa tempos difíceis, nomeadamente com o ‘Brexit'”, ou seja, a saída do Reino Unido da União Europeia, decidida num referendo no ano passado. “Queremos reafirmar conjuntamente o futuro da UE e celebrar os mais de 60 anos de paz e prosperidade que esperemos que nos dê no futuro”, disse Jorge Toledo.
Portugal e Espanha, acrescentou a secretária de Estado portuguesa, têm “uma análise semelhante” nos dossiês europeus “mais importantes”, nomeadamente quanto à “necessidade de ter propostas concretas e de concretizar a união econômica e monetária, a união bancária e, sobretudo, desenvolver os aspetos sociais, o pilar social da união econômica e monetária”.
Observador
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário