quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Estão abertas as inscrições para debater políticas públicas à população imigrante no país

Continuam  abertas as inscrições para as pessoas que quiserem opinar sobre a formulação de políticas públicas voltadas à população de imigrantes estrangeiros no Brasil. O processo faz parte do I Diálogo de Participação Social, é gratuito e pode ser feito de qualquer cidade brasileira, pela internet. Não precisa ser especialista no assunto. Basta preencher uma ficha de inscrição disponível no site do Ministério do Trabalho (http://trabalho.gov.br/mais-informacoes/cni/forum-de-participacao-social) e dar sua contribuição para a área. O prazo termina em 15 de outubro.
O presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Paulo Sérgio de Almeida, lembra que esse debate está ocorrendo no mundo todo devido à grande movimentação de pessoas entre regiões e países que vem ocorrendo. No caso do Brasil, ele afeta toda a sociedade brasileira, já que as imigrações fazem parte da história do país. “Recentemente tivemos um novo momento no Brasil, com a chegada de uma quantidade grande de pessoas de países diferentes daqueles que estávamos acostumados a acolher. Isso gerou um debate muito intenso em termos de construção de política pública. Por isso, qualquer cidadão que tem interesse pode participar dessa construção”, explica.
O debate virtual está dividido em eixos para facilitar a participação das pessoas. São eles:
Eixo 1 – Processo contínuo de construção da política migratória: diálogos entre o CNIg e a sociedade civil;
Eixo 2 – Atualização da política nacional de migração e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras migrantes;
Eixo 3 – Direitos dos trabalhadores e trabalhadoras migrantes;
Eixo 4 – Integração sócio-laboral;
Eixo 5 – Recepção e informação ao trabalhador e trabalhadora migrante;
Eixo 6 – Diversidade e gênero na política de imigração laboral;
Eixo 7 – Emigração de trabalhadores e trabalhadoras retornados/as.
As sugestões apresentadas pela internet servirão de base para o I Encontro de Diálogos do Fórum de Participação Social com a Sociedade Civil, marcado para 4 e 5 de novembro, em São Paulo. Mais informações podem ser acessadas no Portal do Ministério do Trabalho. Confira a programação completa no evento do Facebook do Ministério do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário