segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Tarde Cultural dos Migrantes Serviço Pastoral do Migrante e Missão Paz

Tarde cultural do Serviço Pastoral do Migrante e Missão Paz foi realizada neste domingo 25 de setembro no auditório da Igreja Nossa Senhora da Paz- Missão Paz . Numa tarde fria no tempo mais com muito calor humano no auditório onde as culturas de diversos lugares se conjugam mostrando arte, musica , balé, causo, poesias e comidas típicas dos países, neste evento participaram Grupo Alma Guarani e Dr. Carlos ambos representando a cultura paraguaia, Caca Lopes poeta popular cantor e compositor,Grupo de Balé da Paróquia Santa Terezinha da Brasilandia, Costa Sena artista popular, cordelista, Padre Julio Gotardo, musico ,sanfoneiro, cantor que atua na pastoral carcerária que deleitaram a grande platéia.    

Neste clima a  identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui  símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento . Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. 

Diante dessa premissa, é certo valorizar a cultura popular, haja vista que ela e tão importante quanto à literatura, a arte plástica, a arquitetônica etc. Foi através da cultura popular que pesquisas antropológicas e sociológicas chegaram a diversas características de nossos antepassados.
Uma das estratégias do capitalismo é apresentar lixos culturais através dos meios de comunicação de massa e outros meios. Chega até nós através da música, das propagandas comerciam auditivas e visuais, através da internet, principalmente através da TV, responsável por criar modismos incoerentes à vida de sofrimento do povo; criar deuses falsos a fim de ludibriar através da estética. Também, difundindo o estrangeirismo da língua e outros costumes.

A cultura de massa não pergunta se o povo quer, ela impõe. Por isso, não poderia de parabenizar ao Serviço Pastoral do Migrante pela tarde cultural cheia de riqueza onde as culturas marcam presença onde os sotaques se misturam. E onde os  protagonistas da diversidade cultural expressam a mensagem





Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário