sábado, 17 de setembro de 2016

Campinas tem registro de 1,3 mil imigrantes e refugiados no município

Um levantamento da Secretaria de Cidadania de Campinas mostra que o município tem 1,3 mil imigrantes e refugiados. Destes, mil são haitianos e os outros 300 vieram da África, Oriente Médio ou América Latina. Além disso, a Secretaria registrou uma mudança no perfil das pessoas e famílias que vêm para a cidade.
O diretor de cidadania, Fábio Custódio, esclarece essa mudança. "Vai deixando de ser uma imigração majoritariamente masculina e jovem para uma imigração com uma diversidade maior. A presença feminina já é de praticamente 50% e a de crianças, idosos e núcleos familiares também é muito grande", explica.
Família de haitianos abriu bar há um mês para sobreviver no país  (Foto: Reprodução/EPTV)Família de haitianos abriu bar há um mês para
sobreviver no país (Foto: Reprodução/EPTV)
Sobrevivência
Uma família de haitianos, que está em Campinas (SP) há cinco anos, abriu um bar há um mês. O dono, Ghislain Alphonse, conta a dificuldade que é para um imigrante chegar em um país diferente.
"É difícil quando a gente chega no Brasil, porque não sabemos falar a língua de vocês", diz.Jean Solnor, o outro dono, fala da dúvida em voltar para o Haiti após construir uma vida no Brasil. "É muito difícil voltar agora, porque temos essa empresa que abrimos aqui e que tem futuro", conta.
Já a garçonete Nohara Blu Orlando enxerga na família dedicação e a esperança de um novo futuro. "Eu vejo muita força de vontade da parte deles em crescer, abrir seu próprio negócio e empregar os próprios brasileiros", conta.
Limitações
Fábio Custódio explica que o município deve atentar-se às limitações presentes quanto a esses refugiados. "As limitações são muito grandes, sobretudo pela ausência de legislações. Esses imigrantes refugiados precisam de uma série de acompanhamentos, pois muitos chegam com traumas de guerras e precisam ser atendidos nessa situação", diz.
Auxílio
Os imigrantes que precisarem de ajuda ou orientações podem procurar o Departamento de Cidadania em Campinas (SP) pelo telefone (19) 3234-1188.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário