sábado, 20 de agosto de 2016

Seminário da UNIR abordará tema das migrações em Rondônia


Populações e Fronteiras, evento promovido pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), abordará o tema das migrações nacionais e internacionais em Rondônia e os impactos dessas migrações para a formação social do Estado. O seminário será realizado de 22 a 24 de agosto, no auditório da Faculdade Uniron, Unidade III (Shopping), nos períodos da manhã, tarde e noite. Simultaneamente ao Seminário, no mesmo local e horário, acontecerá também o I Colóquio de Pós-Graduação em Letras da Unir: Interculturalidades, Linguagem, Literaturas e Outros Saberes.

  Com a participação de diversas instituições e pesquisadores locais, nacionais e internacionais, o intuito do Seminário é fomentar discussões acerca dos processos migratórios em Rondônia e, consequentemente, na Amazônia, o contexto histórico dessas migrações e os impactos sociais para o Estado. Em uma perspectiva interdisciplinar, possibilitará incorporar pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialoguem diretamente com o fenômeno migratório, traduzindo-se em análises interdisciplinares sobre os fenômenos e suas características, sobretudo nas áreas da Sociologia, Antropologia, História e Linguística.

 Esse tema será abordado na mesa-redonda Migrações, Colonização e Formação de Rondônia, que acontecerá no dia 22, às 15h. Mais tarde, às 18h15, ocorrerá o Lançamento do Observatório das Migrações em Rondônia, seguido da mesa-redonda Migrações Internacionais no Brasil: cenários, tendências, características e especificidades, que contará com a presença da professora doutora Rosana Baeninger, do Núcleo de Populações da UNICAMP e coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo, e dos professores doutores Sidney Antônio da Silva (UFAM) e João Carlos Jarochinsk (UFRR).

 O primeiro dia do evento finaliza com a palestra Haiti’s Migratory Streams at the Crossroads of Flawed Governance and the Hegemonic Policies of Global Capitalism, proferida pelo professor doutor Georges Eugene Fouron (State University of New York at Stony Brook), um dos principais pesquisadores da temática da migração transnacional na atualidade, que vem pela primeira vez ao Brasil para participar do evento.

I Colóquio de Pós-Graduação em Letras da Unir

  Na programação voltada à área de Letras, será realizada ainda no dia 22, às 10h30, a mesa-redonda Análise de Discurso em perspectiva: diálogos possíveis, com professores pesquisadores da UNIR. Posteriormente, a partir das 14h, será proferida a palestra A tradição oral e produção de narrativas, pelo professor doutor Waldemar Ferreira Neto (USP).
  A programação completa e mais informações sobre o Seminário estão disponíveis no link http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=20384.

Observatório das Migrações em Rondônia

 O Observatório das Migrações em Rondônia (OBMIGRON) tem o intuito de resgatar a trajetória das migrações internas e internacionais no Estado de Rondônia e suas implicações passadas e contemporâneas para a formação social de Rondônia, que compreende o período do início do século XX até o começo da segunda década do século XXI (1907-2016).

  O Observatório permitirá captar processos migratórios contextualizados historicamente e seus movimentos migratórios internos e internacionais, ao longo desse período, que ampliem o conhecimento e análises acerca deste fenômeno social.

    No âmbito das parcerias institucionais-acadêmicas, esta proposta almeja realizar parceria com o Núcleo de Estudos da População (NEPO) da UNICAMP, cuja expertisefortalecerá os estudos sobre migrações em Rondônia. Além disso, integrarão o projeto pesquisadores de diferentes áreas da UNIR, principalmente do programa de Mestrado Acadêmico em Letras, bem como alunos da pós-graduação e da graduação do grupo de pesquisa Migrações, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira (MIMCAB).


UNIR

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário