sábado, 13 de agosto de 2016

Menores brasileiros são maioria entre estrangeiros nos reformatórios do Japão

  
Desde 2001, a maioria dos menores estrangeiros infratores cumprindo pena em reformatórios japoneses é brasileira. A informação é do Ministério da Justiça do Japão, divulgada em extenso relatório sobre crimes no país, que inclui as ocorrências praticadas por menores.

Até 2000, os coreanos representavam a comunidade estrangeira com maior número de menores internados em reformatórios japoneses. Naquele ano, havia 139 menores estrangeiros em casas de correção, entre eles 66 coreanos e 41 brasileiros. Em 2001, o número de menores coreanos internados caiu para 43, enquanto que o de brasileiros subiu para 49.

Nos anos seguintes, foi resgistrada queda brusca de menores coreanos em reformatórios, chegando a 11 em 2014. Já os menores brasileiros internados chegaram ao pico de 59, em 2003, caindo para 15 em 2014. Este é o último dado oficialmente informado pelo governo japonês.

Ainda segundo os dados divulgados, no mesmo período houve aumento de menores filipinos internados em reformatórios. Esse aumento teve início em 1995, chegando a 21 filipinos internados em 2009. Até 2014, este total era de 12.

O total geral de todos os menores estrangeiros internados em reformatórios japoneses era de 56, em 2014, dos quais 26,7% brasileiros.

Segundo o Ministério das Justiça, nos reformatórios os menores estudam e praticam educação física. O objetivo da instituição é preparar a reintegração do menor infrator à sociedade. No entanto, para críticos do sistema socioeducacional japonês, o trabalho preventivo feito com menores estrangeiros antes de se envolverem com infrações ainda é muito tímido.

Noticias Alternativas

Foto: Reuters


www.miguelimigrante.blogspot.com































Nenhum comentário:

Postar um comentário