sábado, 6 de agosto de 2016

Defensoria Pública da União tem o primeiro membro na Defensoria Interamericana

Após reunião do Comitê Executivo da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), realizada esta semana em Assunção (Paraguai), a Defensora Pública Federal e associada da ANADEF Isabel Penido de Campos Machado foi selecionada para uma das vagas para Defensoria Interamericana, com atribuição para representar as vítimas de violações de direitos humanos no âmbito da Corte Interamericana de Direitos Humanos. 
Atualmente, a defensora selecionada atua no 9º ofício criminal da Defensoria Pública da União em São Paulo/SP e possui forte militância na área de Direitos Humanos, sendo membro do Grupo de Trabalho Estadual para Atendimento a Pessoas em Situação de Rua da DPU/SP, membro do Grupo de Trabalho Estadual para atendimento a migrantes em São Paulo(CRAI), membro e ex-coordenadora do Grupo de Trabalho Estadual para atendimento a presas(os) estrangeiras(os) da DPU/SP, membro e ex-coordenadora do Grupo de Trabalho Nacional para Atendimento a pessoas em situação de Prisão da DPU. Além disso, a defensora atuou em vários projetos itinerantes, tais como o projeto para assistência às pessoas afetadas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira/PA, em 2015.
Isabel Penido se dedica ao estudo do Sistema Interamericano há mais de uma década. Desde a graduação em Direito (2007), na Universidade Federal de Minas Gerais, integrou a equipe que venceu o Prêmio Nacional do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República na primeira sessão extraordinária da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil (2006), realizada no Superior Tribunal de Justiça. Participou da Inter-American Moot Court Competition em 2006 e 2007, realizada em Washington. Em 2008, obteve o título de mestrado em Direitos Humanos pela Nottingham University, Reino Unido, como bolsista do Programa Alban (Bolsas da Comissão Europeia para a América Latina). Desde 2012, é membro da Defensoria Pública da União, com lotação nos Núcleos de Manaus (AM), Guarulhos (SP) e, em São Paulo (SP). Atualmente, cursa a Pós-Graduação em "Direitos Humanos e Acesso à Justiça", promovida em parceira pela EDEPE(DPE-SP) e Fundação Getúlio Vargas.  
A respeito da seleção, a Defensora destaca que "a seleção representa uma grande honra para a Defensoria Pública da União. Pela primeira vez, a DPU teve a oportunidade de levar um de seus membros para reforçar a relevantíssima atuação perante o sistema interamericano, que é um dos pilares de sustentação para a proteção internacional dos direitos humanos na América Latina. Especialmente neste momento em que o sistema enfrenta uma crise, é importante que todas as defensorias se unam para garantir a sobrevivência e a estruturação deste importante mecanismo, além de franquear o acesso à justiça das vítimas".

A defensora Isabel Penido é associada da ANADEF (Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais).


Nenhum comentário:

Postar um comentário